AU PAIR NA SUÉCIA | Parte 1: O que é au pair?

Olá vikings!
Hoje vamos falar sobre o intercâmbio de Au pair. Primeiro quero colocar uma definição bonitinha pra vocês sobre o que é au pair. 

"Au pair é uma expressão da língua francesa que significa "ao par" ou "igual" e tem sua origem na ideia de paridade econômica entre serviços trocados. Originalmente referia-se ao trabalho fornecido em troca de alojamento e comida, com ou sem remuneração. Daí surgiu a expressão travailler au pair, bem como, jeune fille au pair, que existe desde o século XIX e foi posteriormente reduzida para au pair

Atualmente, na França, faz-se uma distinção entre o conceito tradicional de au pair - que é um trabalhador assalariado, alojado e geralmente alimentado por uma família, em troca da execução de tarefas domésticas, tais como o cuidado de crianças - e o chamado stagiaire aide familial étranger ("estagiário estrangeiro de ajuda familiar"), que é o jovem estrangeiro participante de programa de intercâmbio com o objetivo de aprender a língua do país receptor (inclusive frequentando aulas durante uma parte do dia) e que é alojado e alimentado por uma família local, podendo receber também algum dinheiro, para cuidar das crianças dessa família".

Agora que vocês já sabem a definição bonitinha de au pair, eu vou dar a minha definição resumida. O programa de au pair é um programa de intercâmbio cultural onde uma pessoa com determinada idade (mínima 18 anos / máximo 30 anos - varia de acordo com o páis escolhido), muda-se para um país estrangeiro com o intuito de aprender a cultura e língua local, bem como dividir sua cultura com a família hospedeira. Neste intercâmbio o chamado Au pair morará na casa de uma família hospedeira, onde terá direito a comida e moradia (quarto privado), curso de idioma, seguro saúde durante o período de sua estadia + mesada que varia de acordo com o país.

Em troca desses benefícios o au pair será responsável por ajudar a família hospedeira no cuidado com as crianças (sim, a família hospedeira deve ter crianças que morem em sua residência) e alguns trabalhos domésticos considerados leves.

Cada país adepto ao intercâmbio de au pair possuí regras diferentes para o programa. Essas regras definem quantidade de horas máximas semanais de trabalho, dias de folga, férias, valor da mesada, deveres da família hospedeira para com o(a) au pair, deveres do au pair e etc. 

Por que ser au pair? Se você gosta de crianças, tem disposição, paciência, é responsável o bastante para cuidar delas, tem vontade de fazer um intercâmbio e não tem dinheiro suficiente para pagar os diversos intercâmbios de estudos por aí; então o au pair pode ser uma boa saída para você.

Por que ser uma família hospedeira (host family)? O benefício de ser uma família hospedeira é que você terá a oportunidade de conviver com uma nova cultura dentro de sua casa e ter uma pessoa de confiança para cuidar de seus filhos e te ajudar com serviços domésticos leves. Um dos maiores atrativos do programa de au pair para a maioria das famílias é o baixo custo com uma babá, que mora com você. 

Se você pesquisar sobre o programa de au pair irá encontrar relatos de famílias maravilhosas e famílias abusivas. Assim como, au pairs maravilhos e au pairs irresponsáveis. Então minha mensagem para você é, não se deixe levar por tudo o que lê. Nada é perfeito, então o que você deve fazer é conversar muito com a família escolhida antes de chegar em um acordo final e ter ciência dos seus direitos e deveres.

Para que você possa checar as regras básicas de alguns dos países adeptos a este intercâmbio, eu vou disponibilizar o link de um site que vai ser muito útil. Acessem o Au pair world para maiores informações. Lembrando que para que você tenha acesso a informações detalhadas e regulamentos que regem este programa, é necessário acessar o site oficial da migração do país que você escolheu para ser au pair.

Esta é a primeira parte do post sobre o intercâmbio de au pair. Nessa semana eu vou disponibilizar mais informações específicas sobre o au pair na Suécia e visto. Clique aqui para acessar Au pair na Suécia - Parte 2.

Clique aqui para acessar Au pair na Suécia - Parte 3.

Se inscrevam no site para acompanhar as publicações, acessem a página no facebook e acompanhem a Viking Brasileira também no instagram @vikingbrasileira.
Se você curtiu esta publicação, deixe seu comentário e também um jóinha. A gente se vê logo logo. Até mais!

By Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Comentários