AU PAIR NA SUÉCIA | Parte 3: Visto


Olá Vikings!
Como vocês estão? 

Antes de tudo quero agradecer pelos acessos nos últimos posts sobre Au pair na Suécia. Esse trabalho é feito especialmente para vocês!

Hoje, como eu havia prometido, vamos falar sobre como aplicar para o visto de au pair na Suécia. Então se você já encontrou uma família, o próximo passo é aplicar para a permissão de trabalho e visto. 

Para os brasileiros que não possuem cidadania européia e querem ser au pair na Suécia, é necessário aplicar primeiro para a permissão de trabalho como au pair (work permit) e então após a aprovação você receberá a permissão de residência (visto). 

Para a migração, o motivo da sua mudança para a Suécia deve ser a experiência internacional e oportunidade de aprender sobre a cultura e língua sueca.


1. Requerimentos para obter a permissão de trabalho como au pair

A fim de obter a permissão de trabalho, você deve:
  • possuir um passaporte válido;
  • ter entre 18-30 anos de idade;
  • mostrar que tem interesse no estudo da língua sueca e possuir certificado de matrícula em um curso de sueco na Suécia;
  • ter uma uma carta de oferta de trabalho de sua família hospedeira (host family) na Suécia, indicando que você irá se ocupar com os serviços leves domésticos por não mais de 25h por semana;
  • não trazer nenhum membro de sua família com você.
Lembrando que os serviços domésticos e estudos não devem exceder o limite de 40h por semana.

A permissão de trabalho como au pair na Suécia terá a validade de até no máximo 1 ano. Esta validade depende do período de estadia assinado em seu contrato de trabalho.

Importante: Se você é au pair em outro país e deseja se mudar para a Suécia como au pair imediatamente após o término de seu contrato, é indicado que você volte para seu país de residência (por país de residência entende-se o país em que você possui residência permanente, e não provisória) e aplique para a permissão de trabalho, pois um prévio período como au pair em outro país imediatamente antes de sua mudança para a Suécia, pode reduzir suas chances de ter a permissão de trabalho como au pair na Suécia aprovada. O motivo é que, isto pode indicar que o au pair trata-se de um trabalho regular como uma babá ou uma posição similar e, não realmente com o propósito de troca cultural.

PS: Até mais ou menos um ano e meio atrás era possível aplicar para a permissão de trabalho como au pair na Suécia enquanto você ainda era au pair em outro país, mas as regras de migração para a Suécia mudaram, e hoje isto não é mais uma opção segura. Por tanto, se você ler posts antigos de pessoas que tiveram a permissão de trabalho e visto aprovados imediatamente após serem au pairs em outros países lembrem-se disto. 

Atenção: Eu não quero desencorajar ninguém a tentar aplicar para a permissão de trabalho diretamente de outro país para se mudar imediatamente para a Suécia, até porque, no site da migração a informação que temos é que reduz as chances de ter a permissão aprovada, e não de que a permissão não será aprovada de forma alguma. Então cabe a você decidir se vale a pena arriscar ou não. 


2. Como aplicar para a permissão de trabalho como au pair na Suécia?

Você pode aplicar para a permissão de trabalho como au pair na Suécia online, diretamente do país onde mora, neste site Migrationsverket. Ou se dirigir ao consulado/embaixada mais próximo de você e fazer a solicitação pessoalmente. Provavelmente você terá que pagar uma taxa de SEK 1,000 (mil coroas suecas) para proceder com a aplicação, independente da forma de aplicação, online ou presencial. Confira mais sobre a taxa neste link.

2.1 Para aplicações online

Segue lista com os documentos que você deve fazer upload no site no momento de aplicar para a permissão de trabalho online:
  • cópias das páginas de seu passaporte com suas informações pessoais, tais quais: fotografia, assinatura, número do passaporte, país de emissão, período de validade e se você possui permissão de residir em outros países além do seu país de origem. Ps: se a validade de seu passaporte está próxima de vencer, ou vencerá durante o período que você pretende ser au pair, você deve solicitar a emissão de um novo passaporte, pois sua permissão de trabalho não será aprovada se a validade de seu passaporte for inferior ao período que pretende viver na Suécia como au pair;
  • carta com oferecimento de trabalho emitida pela sua família hospedeira (host family) na Suécia, especificando suas condições de trabalho como au pair;
  • certificado de matrícula no curso de sueco na Suécia, especificando o número de horas que você estudará por semana.
2.3 Após submeter seus documentos online

Depois que a migração receber sua solicitação de permissão de trabalho como au pair, eles irão analisar suas informações para que possam decidir pela aprovação ou não. Lembrando que é importante que você submeta todos os documentos corretamente, para garantir uma análise mais rápida de sua solicitação.

Se a migração achar que deve solicitar mais documentos, eles o farão. Pelo próprio site você pode acompanhar o status de sua solicitação, e caso seja necessário mais documentos, a migração provavelmente lhe enviará uma notificação no e-mail que você cadastrou no site (é o que eles normalmente fazem quando faltam documentos na solicitação de outros tipos de visto).


3. Como sei que minha permissão de trabalho como au pair e visto foram aprovados?

A decisão será enviada para a embaixada ou consulado geral que você selecionou durante a solicitação online. Leve seu passaporte com você quando for buscar a decisão.

A embaixada sueca ou consulado geral lhe darão o cartão de permissão de residência ou o enviaram assim que estiver pronto. Lembrando que este cartão pode levar até 4 semanas para ser enviado a embaixada ou consulado após a decisão. Você deve mostrar seu cartão de permissão de residência junto de seu passaporte quando entrar na Suécia.

Se você não precisa de um visto para viajar para a Suécia, você pode mostrar uma cópia da decisão que recebeu na embaixada ou consulado no momento da sua chegada ao país. Assim que possível você deve agendar um horário no Migrationsverket para ter sua foto e impressões digitais coletados. Quando seu cartão de permissão de residência for emitido, será enviado para seu endereço na Suécia.

No caso de sua permissão de trabalho ter a validade de menos de 3 meses, você não receberá um cartão de permissão de residência e precisará mostrar a decisão junto de seu passaporte no momento da entrada na Suécia.

Informação importante sobre o seguro saúde: você precisará de uma apólice de seguro saúde que cobrirá qualquer custo que possa ser causado devido a doença ou ferimentos durante sua estadia na suécia. Se você não estiver registrado no registro de população sueca, é importante que tenha sua própria apólice de seguro saúde.

Para ser registrado no registro de população sueca você geralmente deve possuir uma autorização de residência na Suécia de no mínimo 1 ano e pretender viver na Suécia por 1 ano ou mais.

3.1  Permissão de trabalho aprovada (work permit)

Se você teve a sua permissão de trabalho aprovada por mais de 3 meses, você receberá também seu cartão de permissão de residência (residence permit card). Este cartão é a prova de que você tem o direito de morar na Suécia, e contém sua foto e impressões digitais.

Se você precisa de um visto para viajar para a Suécia (não é o caso dos brasileiros), você deve se direcionar ao consulado ou embaixada da Suécia no Brasil mais próximo de sua residência assim que receber a confirmação da aprovação de sua permissão de trabalho, para coleta de suas impressões digitais. 

Vale informar que sua foto e impressões digitais não são salvas em nenhum software compartilhado entre os países da união européia, então mesmo que você já tenha tido permissão de residência em outro país antes, você deve se direcionar ao consulado ou embaixada para coleta de sua foto e das impressões digitais. 

Ps: entre em contato com o consulado ou embaixada antes de visitá-los.

Os brasileiros não precisam de visto para viajar para a Suécia como turista no período máximo de 90 dias, devido ao acordo Schengen. Neste caso, você pode viajar para a Suécia assim que possuir a carta de decisão de permissão de trabalho "aprovada" (você deve retirar essa carta no consulado da Suécia no Brasil) e, deve se direcionar ao Migrationsverket assim que chegar no país para coleta de sua foto e impressões digitais. Não esqueça de marcar horário antes.


4. Rematch: Mudando de família

Acredito que este seja o pesadelo das au pairs, mas pode acontecer e você precisa saber seus direitos e como lidar neste caso.

Você simplesmente pode mudar de família, sem ter que submeter para uma nova permissão de trabalho e residência. Entretanto, sua permissão de trabalho permanece exclusivamente como au pair e aconselho que você e a nova host family assinem um novo contrato para garantir seus direitos.


5. Como extender minha permissão de trabalho?

Prestem muita atenção neste tópico para não entenderem o assunto de forma equivocada.

Se você aplicou ou recebeu uma permissão de trabalho como au pair para um período menor do que 1 ano, e durante sua estadia decidiu que gostaria de permanecer como au pair por um período total de 1 ano (a contar pela sua data de chegada como au pair na Suécia) na mesma família, ou encontrou uma nova família, você pode aplicar para a extensão de sua permissão de trabalho e residência.

Se você aplicou para a extensão antes de sua atual permissão de trabalho vencer, você pode aguardar a decisão na Suécia. 

Caso você tenha saído da Suécia quando sua atual permissão de trabalho venceu, você pode ter problemas para voltar a Suécia antes da aprovação de sua extensão. Neste caso você deve aguardar a decisão fora da Suécia.

O processo para extensão de sua permissão de trabalho como au pair é praticamente o mesmo que você fez da primeira vez, serão necessários os mesmos documentos. A diferença é que na hora de submeter o processo online, ao invés de selecionar a opção "a new application", você deve selecionar "an extension".

Lembrando novamente que, o período total que um brasileiro pode ser au pair na Suécia é de 1 ano no máximo. Então, se você foi ou é au pair na Suécia por 1 ano, não será possível solicitar a extensão de sua permissão de trabalho e residência.

5.1 Tive minha extensão negada, o que eu faço?

Se a Migração recusar sua aplicação, você pode apelar contra a decisão em até 3 semanas que você recebeu a negativa. A informação de como entrar com esse processo você encontrará na própria decisão.


6. Aplicações de permissão de trabalho como au pair solicitados no consulado ou embaixada

Se você preferir pode solicitar a permissão  de trabalho e residência diretamente no consulado ou embaixada mais próximo, porém o processo pode levar mais tempo que o normal. O próprio consulado aconselha que o pedido seja feito online.

Caso ainda assim deseje fazer a solicitação pessoalmente no consulado ou embaixada, entre em contato diretamente com eles para solicitação dos formulários que você deve preencher e agende um horário.


7. Tempo para aprovação da permissão de trabalho e residência

O tempo médio que os brasileiros e estrangeiros tem aguardando para aprovação da permissão de trabalho como au pair e residência na Suécia tem sido de 3-4 meses. 


Conclusão

Espero que este post ajude a todas as pessoas que são ou pretendem ser au pair na Suécia e, que possamos compartilhar nossas dúvidas e conhecimentos. Este é um canal direto entre eu e vocês, então enviem suas dúvidas, compartilhem experiência e divulguem esta publicação para que mais pessoas tenham acesso a informação segura e de qualidade.

A fonte de pesquisa utilizada para criação deste texto foi exclusivamente o site oficial de migração na Suécia, o Migrationsverket. Vocês encontrarão tudo que precisam saber sobre o visto de au pair neste site em inglês.

E não para por aqui não. Logo mais teremos entrevistas com atuais e ex au pairs na Suécia. Continue acompanhando o site Viking Brasileira para não perder nada do que vem por aí.

Novamente obrigada por ler e compartilhar as publicações da Viking Brasileira.
Até mais!

By Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Comentários

  1. Olá!!! Em relação a comprovar o interesse pela cultura sueca, como poderia fazer isso???
    E você encontrou sua família por agência ou algum site?
    Muito obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaori, obrigada por visitar o blog e seja bem vinda!! Quando vc aplica pro visto online tem um questionário que vc responde pq tem interesse na língua e na cultura sueca. A resposta dessa pergunta + comprovante de matrícula na escola de sueco (sua família pode te matricular e mandar o comprovante por email pra vc, pois é preciso ter esse comprovante para solicitar o visto) são as formas de comprovar interesse.

      Excluir
  2. Oi Valeska, pra mim ficou bem confusa a questão de ir no consulado/embaixada pra colher as digitais e pegar o work permit.

    " Os brasileiros não precisam de visto para viajar para a Suécia como turista no período máximo de 90 dias, devido ao acordo Schengen. Neste caso, você pode viajar para a Suécia assim que receber a decisão de permissão de trabalho "aprovada" e, deve se direcionar a embaixada do Brasil na Suécia, assim que chegar no país para coleta de sua foto e impressões digitais. Não esqueça de marcar horário antes ".

    no site da imigração tem:

    "The decision will be sent to the embassy or consulate general you selected in your online application. Take your passport along when picking up your decision."

    A gente tem que ir lá só pra pegar o residence work permit então, ou eu entendi tudo errado?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu atualizei o post pra ficar mais claro, obrigada por seu comentário. A questão é, se você é brasileiro e teve seu visto de au pair aprovado você pode viajar para a Suécia apenas com a carta de aprovação do visto (essa carta você pega no consulado da Suécia no Brasil) e seu passaporte. Quando chegar na Suécia deve se dirigir ao Migrationsverket que é o departamento que contra imigrantes no país, e no Migrationsverket suas digitais e foto serão coletadas para a emissão do seu cartão de residência.

      Excluir
  3. Olá, li agora aqui sobre o visto de au pair, gostaria de saber se eu poderia aplicar pelo site e viajar como turista e aguardar a decisão lá. Quando saísse a aprovação, eu poderia resolver tudo por lá? Tô com medo de demorar muito pra air e a família precisa que eu esteja lá até final de novembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aline! Desculpe a demora. Eu honestamente não aconselho, pois o site da imigração é bem sério quanto aguardar a decisão fora do país, mas já ouvi falar de uma menina que fez isso e deu certo. Depende do quanto vc quer arriscar.

      Excluir
  4. olá! existe alguma agencia no Brasil que faça o processo para a Suécia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha. Nunca ouvi falar, mas vc pode entrar em contato com as agências suecas, caso prefira vir por agência. Eu encontrei minha família pela o Au pair world.

      Excluir
  5. Boa tarde e muito obrigado pelo post. Indo com visto de trabalho como au pair, eu conseguiria arrumar outro emprego la sem precisar voltar ao Brasil, correto? Se o tempo máximo de aupair é 1 ano, consiguiria ter personnel number e seguro de saúde da Suécia? E como funcionária os impostos? Obrigado

    ResponderExcluir

Postar um comentário