AU PAIR NA BÉLGICA | Perguntas frequentes

Atomium, Bruxelas

Olá Vikings!
Como sei que alguns de vocês tem dúvidas sobre a vida de au pair na Bélgica, resolvi listar perguntas frequentes para ajudá-los. Boa leitura!

Por que escolhi ser au pair na Bélgica? Eu nunca tive esse sonho americano que muitas pessoas tem. Eu sempre fui apaixonada pela Holanda, e depois de conhecer a Bélgica resolvi adiciona-la á minha lista de possibilidades e aqui estou. 

Como encontrar uma família na Bélgica? Eu encontrei minha família pela agência Au Pair Support Belgium, e essa agência é gratuita para a au pair; apenas a host family paga para a agência. Este foi o meio como encontrei minha família, mas a maioria das au pairs encontram suas famílias pelo site Au Pair World ou Great Au Pair.

Quanto tempo levou para encontrar uma família? Eu fui um pouco exigente, então levei cerca 8 meses. Mas conheço brasileiras que encontram em 1 semana, 3 meses e etc. Depende da sorte, do seu perfil e do fluxo de famílias.

É preciso falar algum idioma específico para ser au pair na Bélgica? Não, não é mandatório falar nenhum idioma específico para ser au pair na Bélgica, mas é claro que, é necessário que você fale algum idioma que sua host family também fale para que possam se comunicar.

Qual o limite de idade? Entre 18-26 anos, sendo que você deve ter no máximo 25 anos de idade quando solicitar a permissão de trabalho.

É possível ser au pair na Bélgica mesmo sendo casada e com filhos? Sim, segundo o Serviço Público Federal da Bélgica, IBZ, ser casada e com filhos não é nenhum impeditivo para ser au pair.

Qual o valor do pocket money e horas semanais trabalhadas? Mínimo de 450 euros e limite de 20h por semana.

As famílias pagam passagem aérea, curso de idioma, transporte e visto? As famílias não são obrigadas a pagar nada além do seu seguro saúde, pocket money e te fornecer moradia e alimentação. Essas são as obrigações legais da família, qualquer outro custo deve ser acordado entre você e a host family. Por exemplo, minha família paga o curso, pagou o visto e metade da passagem de avião, mas este foi um acordo que fizemos antes de eu vir para cá, era uma das minhas condições.

Dá para viver com 450 euros por mês? Sim, porém vai depender da sua administração. 

Dá para viajar? Sim, mas conforme eu disse depende de sua forma de administrar seu dinheiro.

Se as crianças não falam inglês, como vocês se comunicam? Os primeiros dias são um pouco complicados, mas você tem que mostrar que está no controle, independente de falar o idioma deles ou não. Normalmente depois de uma semana de curso do idioma local, você já consegue falar o básico com as crianças e a mimica tá aí pra ser usada, não é mesmo?

É possível aprender Neerlandês ou Francês em 1 ano? Vou responder sobre Neerlandês que foi o que eu estudei. Se você se dedicar bastante e tiver aulas de segunda a sexta, é sim possível sair daqui com um nível de Neerlandês intermediário ou até avançado. Eu conheço duas brasileiras que terminaram o ano de au pair com o nível avançado de Neerlandês.

Precisa ter CNH? Vai depender das necessidades da sua host family, pois não há nenhuma regra que obrigue a au pair a possuir uma CNH.

Dá pra viver sem carro? Depende muito da área onde você mora. Eu diria que não sendo na área rural dá sim. Alguns lugares tem maiores opções de transporte público que outros, como por exemplo a capital ou cidades universitárias, mas ainda assim dá pra viver sem carro, pois tem ônibus em quase todos os lugares.

As pessoas na rua falam inglês? Sim, nunca tive problemas de comunicação, até porque falo um pouco de Neerlandês. Poucas pessoas que conheci, até mesmo em lojas e lugares públicos não falavam inglês.

É possível ficar mais de 1 ano como au pair? Não, não é possível ficar mais de um ano como au pair se você é brasileiro e não possui cidadania européia. 

A Bélgica proporciona oportunidades como estudante após o au pair? Sim, conheço 3 meninas brasileiras que foram au pair e hoje são estudantes na Bélgica. Se vocês quiserem conhecer um pouco deste processo sigam o instragram delas @estudantesnabelgica.

É isso pessoal. Se você tem mais dúvidas sobre au pair na Bélgica, requisitos e visto clique aqui para mais informações.

Não se esqueça de seguir Viking Brasileira nas redes sociais, de curtir este post, deixar seu comentário e compartilhar o blog. Ter o feedback de vocês é muito importante para que eu continue este trabalho.

Um beijo e até mais!
Por Valeska Monteiro 
Twitter
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Comentários