SUÉCIA | Svensk krona (coroa sueca): A moeda da Suécia

Hej Hej!
Hoje quero falar sobre algo que todo mundo gosta, dinheiro. Sempre que pensamos em visitar um país, ou nos mudar, bate aquela dúvida "Qual é a moda local? Quanto vale?"; então hoje resolvi falar um pouco sobre a coroa sueca.

Visão geral

A coroa sueca têm sido a moeda oficial da Suécia desde 1873 e é emitida pelo banco central sueco, Sveriges Riksbank. 

1 krona (coroa) é subdividida em 100 öre (centavos); entretanto todas as moedas de öre foram descontinuados desde 30 de setembro de 2010. As mercadorias ainda são vendidas com o respectivo valor em krona e öre, contudo quando o pagamento é feito em dinheiro, arredonda-se o valor para a krona mais próxima. Por exemplo, um chaveiro que custa SEK 50.90 será cobrado em dinheiro no valor de SEK 51.00.

Obs: Não existem mais centavos de moedas (öre) na Suécia desde 2010; o öre é usado apenas para dar preço as mercadorias.

Moedas em circulação: 1, 2, 5 e 10kr. 
Nota em circulação: 20, 50, 100, 200, 500, e 1000kr.

História

A coroa sueca foi introduzida em 1873, substituindo o Riksdaler. A moeda foi introduzida como resultado da União Monetária Escandinava com a Noruega e a Dinamarca, que durou até a Primeira Guerra Mundial. As moedas sob o tratado estavam sob o padrão-ouro. A União Monetária terminou com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914. A Suécia abandonou o padrão-ouro em 2 de agosto de 1914 e, sem uma taxa de câmbio fixa, a união chegou ao fim.

Por tratado, a Suécia é obrigada a se juntar à zona do Euro e se converter ao uso da moeda. Entretanto, a maioria dos cidadãos suecos se opuseram a adotar a moeda no plebiscito que ocorreu no dia 14 de setembro de 2003, com 56% de rejeição. Além disso, uma brecha na lei permitiu que a Suécia optasse por manter sua moeda local.

Notas e moedas válidas

As notas carregam imagens de figuras importantes do país, enquanto as moedas possuem a imagem do atual rei Carl XVI Gustaf.

20 coroas suecas

50 coroas suecas

100 coroas suecas

200 coroas suecas

500 coroas suecas

1000 coroas suecas

Nota comemorativa de 100 coroas suecas

1 coroa sueca

2 coroas suecas

5 coroas suecas

10 coroas suecas

Para descobrir quantas coroas suecas você pode comprar com 1 real clique aqui.

Fontes: Oanda, Euro dicas, Riksbank (Banco Central Sueco) e Banco Central do Brasil.

Espero que tenham gostado do post de hoje e que continuem acompanhando o Blog. É muito importante para todos nós, criadores de conteúdo que, nossos leitores interajam com nossas publicações, para que as mesmas alcancem ainda mais pessoas. Por isso ajude este Blog a crescer curtindo, comentando e compartilhando com seus amigos.

Um grande beijo e até a próxima!
Por Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Comentários

  1. Oie...
    Menina que diferente eu iria me bater no começo hahaha!
    Boa sorte aí!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário