SUÉCIA | A chegada da primavera em Estocolmo: Adeus inverno!

Olá!!! Quero começar o mês de maio dizendo: "É primavera! É primavera! (com a mesma empolgação do Galvão Bueno quando disse É tetraaaa!)". Brincadeiras a parte, posso dizer que os suecos realmente celebram essa data; e você vai entender o motivo já já.

Kungsträdgården, Estocolmo
Kungsträdgården é uma das praças mais famosas de Estocolmo, se não a mais famosa de todas. Nesta praça acontecem vários eventos durante o ano todo. É raro você chegar lá e não ter nada acontecendo. É aquele tipo de lugar que você nunca cansa de ir. Por ser uma praça tão famosa é lá que a maioria dos suecos vai para celebrar a chegada da primavera. Sabemos que a primavera já começou há alguns dias, mas a prova de que ela finalmente chegou em Estocolmo é quando as cherry trees finalmente florescem. Infelizmente elas não duram por muito tempo, então se você está em Estocolmo e ainda não foi visitar essa praça, corra!

Kungsträdgården, Estocolmo
Confesso que quando eu vi esse bando de gente se apertando pra tirar uma foto com as árvores no fundo eu fiquei impressionada. A princípio eu pensei: "São bonitas sim, mas pra quê tudo isso?". Passei mais alguns instantes observando as pessoas e enfim tive a resposta para minha pergunta. Os suecos valorizam e celebram a chegada de cada estação do ano, e o motivo é que cada estação tem algo lindo e bom pra nos oferecer. Imagine para essas pessoas o que significa um dia um pouco menos frio, cheio de flores florescendo depois de um inverno tão rigoroso que durou mais de 3 meses. Ter a luz do sol até as 21h da noite é um privilégio pra cada um aqui.

Djurgården
Depois de morar fora do Brasil por 1 ano e 7 meses eu aprendi a dar muito mais valor a natureza e principalmente ao sol. O mesmo sol que eu reclamava por ser tão quente no Brasil, hoje é meu desejo de todos os dias e graças a Deus em Estocolmo é possível ver a luz do sol com frequência, mesmo que isso não signifique que o dia não será frio. 

E o que eu aprendi com os suecos? Aprendi que todos nós, mesmo em diferentes países deveríamos sim celebrar a natureza, um dia de sol, a chegada da primavera e do inverno. Afinal nós precisamos de cada uma das estações.

Djurgården
Tenho dois recados pra todo o mundo. 
  1. Caros amigos suecos. Vocês estão de parabéns pela forma que são apaixonados pela natureza.
  2. Perdão Brasil por todas as vezes que eu não reconheci a beleza do nosso país. Prometo que quando eu voltar vou aproveitar cada gota de suor e raio de sol.
E se você achou que a celebração a chegada da primavera acabava por aqui, você tá enganado. Os suecos realmente gostam de festejar.

Valborg day

Todos os anos, um dia antes do dia 1 de maio (dia do trabalho), os suecos celebram o Valborg. Essa data celebra o final do inverno e começo da primavera. Muitos eventos acontecem em todo o país, e normalmente é acendida uma fogueira, pessoas locais cantam músicas suecas, além de outras atividades. 

Neste mesmo dia, jovens estudantes também celebram a aproximação da graduação do colegial usando caps de marinheiro na cabeça. 


Espero que esse texto também te faça ter uma outra percepção da natureza. Até mais!
Por Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Comentários