SUÉCIA | Personnummer: como obter o 'CPF sueco'

Heeeey! 
Devido a algumas perguntas que venho recebendo resolvi falar sobre o 'personal number' na Suécia. Em sueco se chama 'personnummer', em inglês 'personal number' e em português seria o número pessoal de identificação...nosso famoso CPF. Ter um CPF sueco é muito importante se você mora na Suécia. Sem ele sua vida será bem mais complicada.

O CPF sueco é requisitado para ter atendimento médico pelo sistema público sueco, para abrir uma conta no banco (eu consegui sem no SEB, mas outros bancos que chequei solicitam o personnummer), para estudar sueco gratuitamente e em alguns casos até para se cadastrar na academia. Eu fiz questão de dar estes exemplos para que vocês entendam a importância de possuir esse documento se você mora na Suécia.

O personnummer é a sequência do seu ano de nascimento, mês, dia e mais quatro dígitos. Este é um número único pelo qual cada cidadão residente na Suécia é identificado.

Quem tem direito ao personnummer?
Se você se mudou para a Suécia e planeja residir no país por 1 ano ou mais, será necessário se registrar no Registro populacional sueco (folkbokförd). Após se registrar na agência Skatteverket, responsável por esse cadastramento, você receberá o 'personnummer'; documento que possui todos os dados pessoais relevantes de uma pessoa (tais quais, endereço, estado civil, filhos, pais e etc.).

PS: para obter esse documento você precisa de um visto válido por pelo menos 1 ano.

Onde me registro?
Para se registrar você primeiro deve notificar a agência sobre sua mudança para a Suécia através desse site > Flytta till Sverige. Nesse site você preencherá um questionário e deverá imprimi-lo e levar com você junto de outros documentos no momento da sua visita a agência Skatteverket. Os outros documentos que você deve levar dependem da sua nacionalidade ou cidadania. 

PS: o personnummer está sujeito a analise e aprovação da agência responsável
  • Para localizar a agência Skatteverket mais próxima de você, faça uma busca clicando aqui.
Todas as informações deste post são baseados no site oficial da agência Skatteverket.

Espero ter ajudado. Até mais!
Por Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Comentários

  1. voce é demais! obrigaod por informações tão valiosas...estou indo em Janeiro/Fevereiro...e tõ louca tentando entender tudo direitinho!
    TACK OCH GOD NATT <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário