SUÉCIA | Ondas de calor excessivas causam incêndios florestais em diversas áreas da Suécia

30 graus célsius no Brasil é super comum durante a primavera e verão. Eu poderia dizer que em Santos, por exemplo, é comum quase que o ano todo exceto pelo inverno. Enquanto para nós brasileiros, 30 graus célsius num longo período de tempo não é considerado um grande motivo de preocupação, não é o que acontece aqui na Suécia. 

A Suécia está enfrentando no momento um dos incêndios mais drásticos sofridos nos últimos 12 anos segundo o jornal BBC. Na sexta-feira dia 20 de julho de 2018 foram contabilizados 80 incêndios distintos em florestas na Suécia. De acordo com o jornal The local, na manhã de sábado do dia 21 de julho de 2018, os incêndios reduziram para 44 em todo país, graças ao trabalho dos grupos de bombeiros locais e a ajuda enviada por outros países membros da União europeia como Noruega, Itália, Polônia e França.


A Agência de contingência civil sueca conhecida como MSB anunciou que mais ajuda é esperada no decorrer dos dias. De acordo com a agência, 6 helicópteros da Alemanha e Lituânia, 4 aviões da França e Itália, 22 bombeiros da Dinamarca, cerca de 139 bombeiros e 44 veículos da Polônia são aguardados na tentativa de dar fim aos incêndios. Além disso, alguns bombeiros de férias foram convocados para aumentar as chances de sucesso do combate aos incêndios.



Durante o dia a operação dos bombeiros é menos complicada, devido a brisa da manhã. Entretanto, o que preocupa são os ventos durante a tarde e noite que espalham ainda mais o fogo, causando novos focos de incêndio e consecutivamente dificultando o trabalho dos bombeiros. Várias áreas de risco foram isoladas e evacuadas devido a fumaça.

No último sábado dia 21 de julho de 2018, era esperado um pouco de chuva em parte das áreas afetadas. Eu passei o fim de semana em Skattungbyn (norte de Dalarna) e era possível ver a fumaça vindo dos incêndios. Como previsto, realmente choveu um pouco, mas eu não acredito que a quantidade de chuva, pelo menos em Skattungbyn, foi suficiente para amenizar a força dos incêndios.

Diversos alertas foram enviados por todo país para garantir a segurança da população. O cuidado tem sido ainda redobrado nos centros de abrigo ao idoso, pois o calor diário de cerca de 30 graus célsius pode ser fatal. Os alertas também proíbem churrasco em florestas ou qualquer área que possa causar ainda mais incêndios.

A foto a seguir foi publicada no dia 18 de julho de 2018 (quarta-feira) na página do Facebook do Departamento de bombeiros de Estocolmo e explica a localização dos incêndios na Suécia. 


Mais informações sobre o incêndio serão atualizadas amanhã na página Viking Brasileira no Facebook.

Por Valeska Monteiro
E-mail: vikingbrasileira@gmail.com

Comentários

  1. Oi Valeska... nooosssaa menina! Vi isso na tv aqui do Brasil agora! Que Deus abençoe vocês aí!Tem post novo no blog!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!! O calor tá demais. Vou dar uma olhada no post novo. Beijos :D

      Excluir

Postar um comentário